top of page

4 dicas para Ensaio Smash The Cake


Com esse nome esquisito, este tipo de ensaio para "esmagar o bolo" , que se popularizou primeiramente no hemisfério norte, há algum tempo já caiu no nosso gosto. Pudera, fica muito fofo mesmo!!!

Existem muitas histórias que explicam a origem desta tradição, mas eu pessoalmente gostaria de acrescentar que seria a introdução da criança a um mundo mais docinho.

Como os bebês têm (ou deveriam ter) uma alimentação mais saudável e restrita no seu primeiro ano, no aniversário começa em sua vida a tradição de comemorações com bolos e docinhos, então é uma forma muito divertida de registrar este primeiro contato com o personagem principal, o bolo.

Mas calma! Não se preocupe se você ainda não quer colocar na vida do seu bebê o "vício do açúcar" (mas êta vício bom! rs). Mesmo porque o consumo de açúcar não é recomendado até 2 anos de idade. Existem algumas opções para que você possa fazer isso de uma maneira menos agressiva, e aqui começo minhas dicas.

1 - Escolha um bom bolo

O bolo deve ser de boa procedência (saiba quem fez o bolo e se atende aos seus critérios). Pode ser feito sem açúcar e com ingredientes mais naturais para que não prejudique a saúde do seu bebê. Este da Delicatesses - Amanda Montu (R$70,00/kg) é de farinha de aveia, óleo de coco e adoçado com pasta de tâmara. O recheio é de mingau de aveia e a cobertura de chantilly de coco colorido com pasta de frutas. Sem nenhum tipo de açúcar e sem ingredientes de origem animal.

Escolha uma cobertura que seja macia, para dar a graça da lambança.

Se mesmo assim você preferir por não fazer com bolo, você pode fazer um Smash the Fruit, com uma fruta bem suculenta, como a melancia, que fica muito legal também. Dependendo da paciência e da aptidão, pode ser até mesmo um bolo de frutas (frutas montadas e decoradas em formato de bolo)

2 - Escolha o seu tema

Pode ser do mais simples, apenas o bolo e a criança e nada mais, como também do mais elaborado, seguindo o tema da festa.

Em ambas as opções, faça a escolha das cores e da roupinha do bebê de acordo com o tema escolhido. Você pode combinar com as cores do quarto do bebê se for fixar as fotos na parede, ou com as cores da festa se for utilizá-las para decoração. Peça ajuda a sua fotógrafa sobre as combinações de cores e estampas.

No caso do ensaio do Gabriel, o tema da festa era Mickey e usamos as cores predominantes da personagem (vermelho, amarelo e preto) com fundo e piso neutros.

3 - Capriche no local do ensaio

Escolhido o tema e as cores, como dito anteriormente pode ser bem singelo ou mais enfeitado.

Se for apenas o bolo e o bebê, bem "clean", pode ser apenas um fundo liso com uma cor bonita e uma roupa de acordo com o fundo.

Este do Gabriel decidimos por dar um maior volume (altura e profundidade), com uso de pompons de papel de seda no chão, balões mais altos e bandeirola ao fundo. Você também pode fazer um varalzinho de fitas, colocar confetes no chão, entre outros para criar um ambiente divertido. Digite "Smash the Cake" no Pinterest e verá milhares e milhares de idéias legais para decorar.

Caso o ensaio seja ao ar livre, prefira os horários em que o sol esteja mais fraco (primeira hora da manhã ou última hora da tarde). Primeiramente pela luz mais suave, mas também para não ser uma temperatura muito elevada para o bebê. Protetor solar e repelente não podem faltar neste caso, já que formiguinhas e outros insetos podem se interessar pelo bolo. Também é bom escolher uma manta (sempre lembrando da escolha minuciosa de cores e estampas) para proteger o bebê e se o bolo cair não haverá problemas em ainda brincar com ele.

E, por favor, se for escolher qualquer local externo, recolha todos os enfeites, bolo e tudo o que você não encontrou ali quando chegou, deixando o lugar limpo (já sabemos de caso em que tudo foi deixado no parque, muito feito isso, hum!)

Mais uma observação neste item é você lembrar de que o bebê é pequeno, então tudo deve acompanhar a altura dele. O bolo pode ter suporte ou não, mas se tiver escolha um mais baixo e que não quebre caso ele tombe na hora que o bebê for brincar com o bolo. Este lindo de Mickey é da Déco Partie.

4 - Na hora do clique...

O bebê deve estar amamentado e descansado (=feliz!). Escolha o melhor horário e agende em um dia tranquilo caso sejam necessárias pausas para tetê, papá e mimir.

Peça ajuda para algum familiar pois serão muitas coisas para administrar na hora do ensaio, como encorajar o bebê a ficar no local do cenário, chamar a atenção para risadinhas, trocas de fralda... tudo o que você já faz normalmente, mais o ensaio.

Faça algumas fotos antes de colocar o bolo na frente do bebê, pois depois disso já começa a folia! E daí podem acontecer alguns imprevistos como:

- O bebê não estar nem aí para o bolo: Sim, pode não acontecer smash algum. Leve alguma comidinha que o bebê já esteja acostumado (como sua frutinha favorita), para colocar escondidinho em cima do bolo e encorajá-lo a tocar.

- O bebê se lambuzar demais e começar a estranhar: Pode ser muito rápido para que o bebê ache tudo muito esquisito e queira parar logo. Aqui também é importante ter a ajuda de alguém pois quem está fotografando terá que ser ágil para clicar o primeiro momento.

Em ambos os casos, lencinho umedecido e troca de roupa são indispensáveis ao término do ensaio, que dura aproximadamente 30 minutos.

Não esqueça de caprichar também no visual de acordo com as cores, de preferência mais neutras possíveis, para papai, mamãe e irmãos.

Foto feita antes do bolo com a irmãzinha Beatriz:

E lembre-se: aqui as dicas foram para Smash the Cake do primeiro aniversário, mas você pode fazer em qualquer idade, como a Rafa que fez com 4 anos e você pode conferir as fotos no site ou até mesmo 15 anos, 30 anos, 40.... (está super na moda!!!!!)

Segue mais fotos do ensaio do Gabriel, feitas no estúdio Efeito T - Thais Mazzoco:

Idealização e produção: Thais Mazzoco e Tânia Camilio (mamãe)

Para agendamento e valores, entre em contato:

contato@efeito-t.com.br

19 - 996252422

Valores promocionais no pacote com cobertura fotográfica da festa de aniversário.

Dúvidas ou mais dicas? Comente aqui para a gente! Quero ouvir você!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page